quinta-feira, 26 de maio de 2016

O que podemos aprender com o filme Jogo do Dinheiro - por A Economista de Batom

"Hoje o nosso dinheiro não está mais guardado nos cofres dos bancos, em notas ou barras de ouro; são arquivos digitais que se movem em alta velocidade."

Jogo do Dinheiro traz a história do apresentador de tv Lee Gates (George Clooney) que se entitula o "mago do dinheiro" e da diretora do programa Patty (Julia Roberts) no programa de tv "Money Monster" que trata de dicas de investimentos em Wall Street.

 

O apresentador Lee é um showman de Wall Street que usa o seu programa para levar entretenimento e informações de investimentos na bolsa de valores aos seus telespectadores e Patty é a diretora que aguenta todas as excentricidades do apresentador, típicas de estrelas de tv, mas que decide sair da direção do programa.

A trama acontece quando Lee está apresentando o "Money Monster" e, devido ao seu histórico de não seguir roteiros, é surpreendido com um entregador durante o seu programa ao vivo, que na verdade é Kyle Budwel (Jack O'Connell), um indivíduo comum que o sequestra ao vivo e ordena que o programa continue no ar. Kyle é um trabalhador que seguiu um dos conselhos de Lee e aplicou todas as suas economias em uma única ação: a Ibis, que enfrenta problemas com compliance.

Jogo do Dinheiro traz um elenco maravilhoso - já vale por assistir George Clooney fazendo papel de garanhão sem dar nenhum beijo na boca e fazendo dancinha na abertura do programa e Julia Roberts, no papel de Patty, a mulher solitária com emprego importante mas sem reconhecimento - sob a direção de Jodie Foster. O filme trata do acesso das pessoas a informação e como ela é passada e recebida. Também trata, sem se aprofundar em termos técnicos, do mercado financeiro e de como é importante a forma como e para quem orientações são dadas.
 
O filme pode ser visto com várias entrelinhas, pois em cada ação, em cada cena do filme, é possível "ler" muitas mensagens:

- O comportamento de Kyle é visto como a indignação da população em geral com o sistema, seja ele financeiro, bancário, político. 

- Traz o aspecto humano de acreditar em pessoas, não em dinheiro. 

- Fala do "efeito manada", quando Lee tenta fazer o valor das ações subir influenciando os telespectadores. 

- Trata da facilidade em lidar com aplicações financeiras, mas sem a preocupação de realmente ensinar isso - fica claro pois Kyle aplica TODO o seu dinheiro em um único tipo de investimento - cadê a diversificação, Kyle? 

- Trata da influência das grandes empresas e a ganância de algumas, que fazem de tudo para se manter no poder ou que não têm ética empresarial. 

- O aspecto das mulheres em cargos considerados "de poder":  com Patty e com Diane Lester (Caitriona Balfe), a porta-voz da empresa Ibis. 

- Um ensinamento para empresários, na verdade, um ensinamento para a vida: Cometer um erro não significa que a vida acabou. E o resto continua funcionando normalmente depois que a tormenta passa. Lembrem-se disso!

E muitos outros aspectos que só quem assistir pode perceber! É um filme que me deixou tensa pela condução dos personagens e com um enredo que me surpreendeu. 

Estreia no cinema neste dia 26 de maio o filme Jogo do Dinheiro, o qual tive a oportunidade de assistir antes da estréia e essas são as minhas impressões do que podemos aprender com o filme.


Serviço:

JOGO DO DINHEIRO - SONY PICTURES
Data de lançamento: 26 de maio de 2016 (1h 35min)
Direção: Jodie Foster
Elenco: George Clooney, Julia Roberts, Jack O'Connell
Sinopse: Lee Gates (George Clooney) dá dicas de investimentos e presta consultoria financeira para os espectadores em um programa de televisão. Durante uma transmissão é feito refém ao vivo. Kyle (Jack O'Connell), o invasor, perdeu tudo que tinha após seguir um conselho de Gates e agora quer explicações. Enquanto a tensão aumenta, a audiência alcança níveis estratosféricos.
VERIFIQUE CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA

B'josss***!!!
A Economista de Batom
←  Anterior Proxima  → Página inicial

1 comentários:

Anônimo disse...

Jodie Foster é colocada de volta nos bastidores para dar forma a esta cheio de ação e tensão, aqueles que nos manter na borda do thriller crime banco, mas não andar exagerando. O Jogo do Dinheiro filme lembra que o monstro real em um mundo capitalista, é uma história que critica a falta de ética no mundo financeiro, a podridão de Wall Street e o que acontece quando a informação pública sem verificação primeira cruz é oferecido.