A maior premiação do cinema mundial aconteceu neste último final de semana e, ao invés do que ocorre todos os anos, com os sites, os cliques e todo o bafafá voltado nos vestidos das atrizes, o que se viu foi um protesto brilhante em prol da equidade de gênero.
A atriz Reese Witherspoon, que concorreu ao prêmio de melhor atriz pelo filme Livre, momentos antes da tradicional cerimônia, falou nas redes sociais sobre a campanha chamada #ASKHERMORE. Esta campanha visa tirar um pouco o foco somente dos vestidos (lindos e maravilhosos) das atrizes para que elas fossem questionadas a respeito da sua trajetória de sucesso, personagens, carreira, anseios e escolhas.
Outras atrizes que se rebelaram contra o machismo nos tapetes vermelhos e aderiram a campanha foram Cate Blanchett, Julianne Moore e Emma Stone, que vinham se recusando a simplesmente mostrar os seus atributos e looks nos eventos, pois enquanto os colegas de trabalho do sexo masculino recebiam perguntas dos entrevistadores relacionadas às suas carreiras, elas recebiam sobre vestidos, dietas e penteados.
Outro ponto alto da premiação foi o discurso da atriz Patricia Arquette, que ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante, pelo filme Boyhood - da Infância à Juventude, por direitos e salários iguais.
"[Dedico] a toda mulher que já deu à luz, todo cidadão que paga impostos, nós lutamos pelos direitos de todo mundo. É nossa vez de ter salários igualitários para todos e direitos iguais para as mulheres nos Estados Unidos"
O que se comentou muito foi a falta de diversidade da Academia em relação aos indicados, deixando de fora mulheres roteiristas e diretoras e atores negros.
Achei super digna a campanha das atrizes! E fico muito feliz que as mulheres estejam lutando pela equidade e pelos seus postos de trabalho, uma pena é que isso precise acontecer ainda nos dias de hoje.
B'josss***!!!
0 comentários:
Postar um comentário