sábado, 21 de fevereiro de 2015

A Economista de Batom Explica: Você sabe como funcionam os Títulos de Capitalização?

Olá, gente!!!

Quem aqui, que possui uma conta bancária, nunca foi convidado a "investir" em um título de capitalização?

Os títulos de capitalização são uma forma de guardar dinheiro com um compromisso, que pode ser mensal ou de forma única. Eles são regulados pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) e possuem um caráter lúdico, onde o principal atrativo são sorteios mensais, ou semanais, em dinheiro, que o titular da capitalização participa ao longo do prazo.



Como funcionam?

Você escolhe uma data para débito da sua conta corrente e, se for mensal, durante a vigência do título, será debitado o valor escolhido. As parcelas são reajustadas anualmente de acordo com a inflação - IGP-M.
A maioria deles devolve 100% do valor que foi guardado + correção pela TR e oferece sorteios e prêmios.
Para isso o banco faz uma reserva dos valores aplicados para os prêmios, que é a chamada reserva matemática - um percentual da sua parcela, que vai diminuindo ao longo do tempo. E o que vai render vai ser o valor líquido que sobrou depois de descontada a reserva.

Têm prazo?

Sim! E pode variar de acordo com o banco. Mas é importante estar bem atenta para:

- o prazo final - que é quando o seu dinheiro vai voltar definitivamente para você;
- o prazo dos pagamentos - caso o seu seja um de pagamento mensal, esteja ciente da quantidade de parcelas que serão debitadas;
- o prazo dos sorteios - já que você contratou, quer ter mais chances de ser sorteado, não é mesmo?
- o prazo de carência - pois as capitalizações possuem prazo de carência de 12 meses para resgate total do plano e ainda podem possuir um prazo maior para resgates parciais.

Outro ponto importante é saber que, se você entrou em um, só vale a pena sair quando terminar o prazo final.
Porque se for solicitado o resgate antes do final do prazo, não resgataremos o valor total - por conta da reserva.

A ideia aqui é jogar. Se você comprar um título de capitalização saiba que ele não vai render como a poupança, visto que na poupança será o valor integral das aplicações que terá rendimento. Desta forma, como aplicação financeira, não fica tão atrativo no final.

E o que os bancos ganham com isso?

Para os bancos é uma operação muito interessante, pois o valor aplicado fica sob a custódia do banco por um período determinado e ele pode aplicar o dinheiro imediatamente em algo que seja mais rentável.
Como o rendimento para o cliente é baixo, o banco lucra com outra operação usando a aplicação do cliente e ainda o remunera no final do prazo. Alta liquidez para os bancos, baixa para o titular da capitalização. Baita negócio para eles!

Não se deve comprar um título de capitalização pensando que você está aplicando seu dinheiro para o fazer render. Não é isso!

Os títulos de capitalização valem a pena para pessoas com alguma dificuldade em guardar dinheiro e que queiram se disciplinar com isso, já que é uma forma interessante de juntar dinheiro, pois deverão esperar até o final do plano pra receber todo o valor. Se for resgatado antes do prazo, acaba perdendo parte do capital.
Às vezes gasta-se com coisas supérfluas e, deste modo, a gente nem sente que está juntando dinheiro.


Então estejam atentos e boa sorte nos sorteios!

B'josss***!!!


←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários: