terça-feira, 23 de setembro de 2014

Empreendedorismo, Jogo de Damas e sonhos de papel

Oi, oi, gente!

Está meio atrasado esse post, mas vai mesmo assim, já que o tema é importante!

Tivemos aqui em Porto Alegre a 9a edição da Feira do Empreendedor do Sebrae. Desde quinta-feira, dia 11 de setembro, até o domingo, 14, foram 4 dias em que o Centro de Eventos da Fiergs recebeu mais de 18 mil pessoas com o objetivo de aprender e de se aperfeiçoar no mundo do empreendedorismo.
A feira reuniu um público bem diversificado. Deste grupo, compareceram futuros empreendedores, profissionais que já atuam no mercado com as suas empresas e muitos jovens, que se interessam cada vez mais cedo pelo empreendedorismo.
Juntamente com a feira, ocorreram outros eventos relacionados ao tema: o Fórum do Varejo, o Seminário de Educação Empreendedora e o Fórum de Empreendedorismo. O público também contou com uma agenda recheada de palestras e oficinas voltadas para os mais variados setores: beleza, gastronomia, e-commerce, etc. Na agenda estavam entrevistas com grandes nomes do empresariado regional, tais como: Clóvis Tramontina, Jorge Gerdau Johannpeter, Ricardo Felizzola e Ricardo Vontobel.
O público pode conferir de perto algumas franquias e tirar as suas dúvidas, visitar os expositores de salão de beleza, loja e supermercado conceito, participar das palestras e oficinas.
No último dia, o público feminino (e masculino) compareceu em peso nas palestras do Jogo de Damas. Pra quem não conhece, o Jogo de Damas é um portal voltado para o público feminino e que traz temas sobre empreendedorismo e inspirações com esta mesma temática. Sob o comando de Deb Xavier, a idealizadora, mais de 400 pessoas ouviram e participaram atentamente das palestras. O Jogo de Damas trouxe nomes femininos de sucesso para a feira, tais como: Alice Acosta, Gabriela Casartelli, Karen Debus, Pati Leivas e Victoria Renner. Também teve um "quadro" chamado Mulheres Reais, em que as empreendedoras Gabi Chanas, Flavia Maoli, Bia Kern e Onília Araújo deram suas dicas. Ouvimos também o case do Cuadrado, da Vicky Fernandez.
A partir daí, podemos ver que para ser uma empreendedora temos mesmo é que mostrar a cara, ter força de vontade, foco e determinação.
O slogan da feira falava sobre tirar as ideias do papel. Fiquei pensando nisso. Acredito muito que tenho um sangue empreendedor correndo nas minhas veias, masssss... como é difícil tirar os planos/sonhos do papel. Às vezes nem é por falta de se achar capaz, mas sim por todo o aspecto burocrático que isso traz para o nosso dia-a-dia. Lembro que, quando criança, eu colocava no vidro do apartamento as roupinhas de boneca para vender, o vidro era a vitrine da minha loja! Hehehe! Certa vez, minhas amigas e eu vendemos biscoitos na escola para arrecadar dinheiro para a formatura, com a ajuda da mãe de uma delas, e vendíamos!!! E o projeto de miniempresa?! Amei!!! Sempre me interessei pelo assunto. E o que aconteceu? Nada! Sempre fiz planos, mas nunca saíram do papel.
Ser dono do próprio negócio está entre os maiores sonhos dos brasileiros, por outro lado, a taxa de permanência de novas empresas no mercado frente à taxa de abertura é baixa... O que falta? Foco, determinação e força de vontade ("tu já disseste isso antes! Dãã") e conhecimento. Tu podes sim querer abraçar o mundo, mas estuda antes, vê os meios de como chegar lá. E determina qual é o lá que se quer chegar.
Não deixa que este sonho seja apenas um sonho de papel!
Vamos em frente!!!
B'josss***!!!!
#napontadolápis
#AEconomistadeBatom


←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários: