quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Faz um PIX: novo sistema de pagamento do Banco Central

Uma grande novidade no mercado financeiro brasileiro foi anunciada este ano pelo Banco Central. Não é nenhuma novidade que a atenção do consumidor é sempre muito disputada e os meios de pagamentos são parte importantíssima da experiência de compra. Agora fazer um Pix, novo sistema de pagamento do Banco Central, vai entrar no vocabulário do brasileiro.

Na imagem é apresentado o logotipo do PIX, inovadora forma de pagamento.


No dia 12 de agosto de 2020, o Banco Central instituiu e aprovou o regulamento do Pix, meio de pagamento instantâneo. A inovação trata-se de uma nova modalidade de pagamento, que funcionará em conjunto com as demais modalidades já existentes no mercado, como DOC, TED, boletos e cheques, e suas transações serão realizadas em até dez segundos (segundo a apresentação, deve ser mais rápida que isso), em um serviço disponível 24h por dia, sete dias por semana.



Banco Central cria ecossistema de pagamento inovador

Pagamentos instantâneos são as transferências monetárias eletrônicas na qual a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o usuário recebedor ocorre em tempo real e cujo serviço está disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano. As transferências ocorrem diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários, o que propicia custos de transação menores.

Pagamentos instantâneos podem ser utilizados para transferências:

  • entre pessoas (transações P2P, person to person);

  • entre pessoas e estabelecimentos comerciais, incluindo comércio eletrônico (transações P2B, person to business);
  • entre estabelecimentos, como pagamentos de fornecedores, por exemplo (transações B2B, business to business);
  • para transferências envolvendo entes governamentais, como pagamentos de taxas e impostos (transações P2G e B2G, person to government e business to government);
  • pagamentos de salários e benefícios sociais (transações G2P, government to person) e de convênios e serviços (transações G2B, government to business).

Quando chega para a população

O Pix estará disponível para a população brasileira a partir de novembro de 2020. Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado; baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes; promover a inclusão financeira e preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população. Em linha com a revolução tecnológica em curso, possibilita a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio e a redução do custo social relacionada ao uso de instrumentos baseados em papel.


Benefícios dos pagamentos instantâneos

A construção do ecossistema de pagamentos instantâneos brasileiro faz parte da Agenda BC# na dimensão Competitividade. As outras dimensões são Inclusão, Transparência e Educação. 


Falaremos muito ainda sobre isso!


Um grande beijo e até a próxima!
E que no vermelho fique só a cor do Batom!💄


←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários: