Muito antes da celebração do Natal ser conhecida pela festa de união em família e a comemoração do nascimento de Jesus, filho de Deus, essa época já era muito festejada pelos povos antigos. Engana-se quem pensa que o Natal teve início com o nascimento de Jesus.
Os povos nórdicos já tinham como costume comemorar o solstício de inverno, a noite mais longa do ano, a partir da qual os dias se tornam mais longos, com mais brilho do sol.
No Império Romano, esta era a comemoração da Saturnália (Saturno, deus da agricultura) e da Brumália. As festividades duravam em torno de quatro dias. Nesse período ninguém trabalhava, ofereciam-se presentes e visitavam-se os amigos.
Em 273, o Imperador Aureliano estabeleceu o dia do nascimento do Sol em 25 de Dezembro: Natalis Solis Invicti (nascimento do Sol invencível).
Assim, em seus primórdios o Natal, era considerada uma data pagã e relacionada a deuses, mitologias e astronomia.
Com a cristianização do Império Romano, muitas celebrações pagãs foram “ressignificadas” e associadas com temas cristãos. Muitos povos já cultuavam e adoravam o sol como um deus que iluminaria a humanidade.
Somente durante o século IV que o nascimento de Cristo começou a ser celebrado pelos cristãos - até aí a sua principal festa era a Páscoa, pois na Bíblia não é mencionada celebração do seu nascimento, mas sim da sua morte.
E, seguindo um olhar cuidadoso das Escrituras, da história e da astronomia, comprovam que Jesus não poderia ter nascido dia 25 de dezembro. Mas com a ressignificação das celebrações pagãs, essa tradição se mantém até hoje e é símbolo de união, de comunhão em família e de troca de presentes como uma forma de agradar ao próximo.
Na vida tudo pode ser ressignificado.
Alguns momentos que você pode ter passado, que possa vê-los como aprendizados e crescimento. As crenças que você pode ter em relação a riqueza e dinheiro, que sejam ressignificadas para o seu bem-estar e da sua família.
Então que este Natal seja de um novo significado na sua vida e na vida da sua família, com uma nova forma de pensar e que traga muita prosperidade.
Sobre as demais tradições do Natal falaremos em outras oportunidades.
Um Feliz Natal!
Feliz Natal! |
0 comentários:
Postar um comentário