quinta-feira, 21 de maio de 2015

Imediatismo X Dinheiro no Bolso

Oi, gente!

O assunto de hoje é um tema que todo o mundo gosta: dinheiro no bolso.

Com certeza você já ouviu falar naquele ditado: "a pressa é inimiga da perfeição"
Já, né?



Existem muitas formas de gastar dinheiro rápido e facilmente - e disso nós sabemos muito bem. Principalmente quando se trata de produtos e da facilidade que existe em comprá-los, tais como: compra parcelada, uma loja tentadora a caminho de casa e a oferta interminável de produtos pela internet.
Junto com a facilidade em comprar coisas, vem as promoções e os modismos que geram nas pessoas uma necessidade imediata de ter certos produtos.
O que acontece é que é criada uma falsa necessidade. E muitas vezes caímos em tentação. Outras vezes, o que é mais comum de ocorrer, precisamos/queremos muito algo e nos precipitamos.



Veja os seguintes exemplos:

- Aquele vendedor que cria urgência na SUA decisão de compra. E como eles fazem isso? "Corre que a promoção vai acabar", "Só temos esse no estoque". Em muitos exercícios e cursos de vendas ensina-se que o vendedor deve criar essa sensação de urgência no cliente. 
Mas quer coisa mais chata do que aquele vendedor chato e insistente que realmente incomoda deixando o cliente até sem graça por não ter realizado uma compra? 
O bom vendedor preocupa-se com o cliente, não com o objeto da venda - ao menos deveria ser assim. 
Promoções com prazos determinados também são grandes vilãs na hora da decisão de compra. Através dessa tática usada pelo mercado, muitas vezes o cliente compra algo que nem precisa só porque estava em promoção, depois nem lembra do que foi comprado e fica jogado num canto da casa.



- O caso da dúvida entre a compra parcelada ou à vista. Muitas lojas vendem seus produtos de forma parcelada em diversas prestações e sem juros, isso é muito comum. Daí vem aquela pergunta: "e se eu pagar à vista tem desconto?"

Pense só: se você está pagando parcelado, é claro que existem juros "escondidos" em algum lugar. Por mais que não seja dito e que aparentemente eles não existam, os juros compostos estão embutidos no valor do produto a ser parcelado.

Por muitas vezes achei o máximo que na compra de um eletrodoméstico existisse a possibilidade de parcelar em 10 vezes no cartão - e sem juros! Claro que é uma grande ajuda na hora que você não dispõe dos recursos financeiros mas precisa realmente daquela compra. 

Se você deixar de comprar na hora da empolgação e pesquisar um pouquinho, verá que no mercado existem outras lojas que estão dispostas a negociar aquele seu pagamento à vista. O ideal é encontrar o produto que, se comprado à vista, tenha o valor menor que o parcelado devido às taxas de juros embutidas.

Essa dica serve para qualquer tipo de compra, especialmente eletrodomésticos, artigos de informática e aparelhos de celular e móveis. E a melhor forma de busca é a velha e boa pesquisa, "bater perna" por aí e a internet. Na internet existem muitas formas de pesquisar e muitas lojas on-line já dão desconto dependendo da forma de pagamento, dependerá somente da sua paciência para esperar o produto chegar em casa.


A regra é: seja consciente com o seu dinheiro e evite desperdícios. Tempo é dinheiro e, neste caso, saber esperar um pouquinho pode significar mais dinheiro no seu bolso!


Nesse post aqui também tem outras dicas:


B'josss***!!!

A Economista de Batom
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários: